Cases Home Cases Yogini Yogini: ressignificando o e-commerce de moda 27 de Julho de 2021 GO-LIVE:MARÇO DE 2019 WEBSITE:YOGINI.COM.BR CATEGORIA:MODA / ESTILO DE VIDA Resumo do case – Funcionalidades de compra por look e páginas com Lookbooks;– Atuação que vai além do varejo para criação de comunidade;– Apoio crucial da FRN para a virada de […]
27 de Julho de 2021
A busca por diferenciação pode ser um trunfo para empresas inseridas em um mercado super concorrido. Esse é o caso do setor de roupas e acessórios no comércio eletrônico brasileiro, um dos mais consolidados por aqui. Por isso, o projeto da Yogini traz um e-commerce de moda com funcionalidades bem interessantes.
Uma delas é a compra por look, que traz uma experiência mais interativa para as clientes. Falaremos sobre esse recurso ao longo do texto, mas ele já é um belo exemplo de como as marcas tentam criar um ambiente inovador.
E inovação nesse modelo de e-commerce é fundamental. O site tem a limitação de não replicar o toque no tecido ou a experimentação das roupas que acontecem na loja física. Logo, funcionalidades que dêem mais opções e confiança ao público são de grande valor.
Neste texto, você verá como o case de Yogini se aplica nessas premissas. Esse é mais um projeto desenvolvido pela FRN³ na plataforma VTEX que terá sua história contada por aqui.
A Yogini é uma marca de moda fitness/casual e de acessórios relacionados à prática do Yoga. A essência da marca, inclusive, está muito ligada a essa atividade, aglutinando valores como leveza, autoconhecimento e bem-estar.
O go-live do seu e-commerce, após a migração para FRN, aconteceu no primeiro trimestre de 2019, e sua operação ainda é apartada da loja física (com preços e estoques próprios).
A empresa também fabrica boa parte das peças vendidas no site (produção 100% nacional). São roupas, tapetes e outros acessórios de marca própria, tanto que ela também vende para outros varejistas e marketplaces, como Amaro, Netshoes e Amazon.
No varejo físico, a Yogini possui 7 lojas em shoppings da cidade de São Paulo. A empresa tem 15 anos de história e faz parte do Grupo Bayard Esportes (que também é cliente FRN).
O maior destaque funcional na loja da Yogini na internet está atrelado à forma única e contemporânea de apresentação dos seus produtos e coleções.
Além da exibição no tradicional modelo de vitrine com peças únicas, a empresa aposta nas prateleiras com looks completos. Os dois modelos adotados são a compra por look e as páginas de lookbooks.
O primeiro funciona da seguinte maneira: em uma das prateleiras na home da loja, as visitantes podem conferir uma vitrine dedicada aos looks em destaque.
Por ali, elas podem clicar em um desses conjuntos e ter acesso a uma espécie de página de produto com todos os itens disponíveis que compõem aquele conjunto.
Já o lookbook funciona de modo semelhante: há um departamento exclusivo do site que apresenta algumas coleções da loja, como Primavera 2021, Cores da Alma e Arte & Espiritualidade, no formato de um ensaio de fotos. Nele, as clientes, ao passarem o indicador do mouse sobre as imagens, podem escolher os produtos disponíveis em estoque usados pelas modelos — e sem precisar visitar as páginas dos produtos.
Para o público, cria-se uma experiência mais interativa de escolha das peças. É como se as pessoas tivessem acesso a um book fotográfico e escolhessem os produtos ali na hora, sem precisar encomendar pedidos a um revendedor.
Além disso, cria-se uma interação mais parecida com aquela que há na loja física. Por exemplo, ao conferir e poder comprar os looks completos, a visitante alimenta uma ideia mais clara em relação à combinação das peças, assim como ela percebe quando experimenta as roupas nos provadores.
Para fechar, vale destacar o trabalho de design dos lookbooks. A “aleatoriedade visual” comum nas páginas de categoria cedem lugar a uma página com imagens muito bonitas e harmonizadas, com uma paleta de cores condizente aos temas dos ensaios.
Um outro diferencial está na página de produtos. Lá, há uma diferenciação bem notável do que se vê no padrão do e-commerce.
Por exemplo, as peças à venda ficam no lado direito da tela, e os detalhes de preços, cores e tamanhos à esquerda. Descrições dos produtos, informações adicionais e guias de medidas ficam em um menu suspenso no lado esquerdo, o que ajuda a reduzir a quantidade de informações na tela.
Desenvolver layouts mais limpos, com vários espaços em branco, e que priorizem as imagens de alta definição em relação aos textos é uma das melhores práticas de usabilidade para um e-commerce de moda.
Mais do que vender produtos, a Yogini também promove eventos/aulas de Yoga, lives no Instagram sobre temas relacionados a essa atividade e dicas em seu site de como suas clientes podem cuidar melhor das peças.
Isso ajuda a criar um senso de comunidade em torno da marca. Pessoas com interesse em Yoga orbitam nos canais da Yogini para comprar, trocar experiências, praticar e aprender mais sobre esse universo.
A empresa, com isso, tenta ajudar seu público a fazer um uso mais duradouro das roupas e a se manter ativo no Yoga. Isso é essencial para a marca seguir sendo lembrada e aumentar as chances de recompra.
Em um e-commerce de moda, ter um propósito claro como a Yogini faz toda a diferença. Afinal, ter uma identidade própria e presente na experiência de compra, nos conteúdos e nos produtos é algo que diferencia a marca das lojas mais generalistas.
A frase pode parecer clichê, mas por trás de todo grande projeto de e-commerce, sempre haverá parceiros verdadeiramente estratégicos.
E a FRN assumiu esse papel ao conduzir todo o processo de migração de agência — antes, a Yogini era atendida por uma empresa de Full Commerce.
Devido aos maus resultados na época, a Yogini estava em um momento de incertezas. Não era seguro afirmar se cancelariam a operação ou tomariam o controle de parte dela.
A partir daí, a sua relação com a FRN se iniciou. Começamos com uma consultoria estratégica para manter o interesse no projeto e, aos poucos, migrar para um modelo onde eles teriam mais participação na evolução da loja.
Logo depois, apoiamos e executamos parte do redesenho da loja (o site é completamente novo) e da estrutura do time da Yogini que iria passar a operar seu e-commerce.
Aliás, é importante ser dito que a Yogini passou a valorizar demais esse projeto. O e-commerce foi começando a ser visto mais como um canal de peso e menos como um de venda marginal.
Para se ter uma ideia, quando iniciamos o kick-off, havia profissionais de todas as áreas participando e entendendo esse novo mundo do e-commerce.
No mais, ainda ajudamos a Yogini com treinamento da plataforma VTEX, consultoria em UX e, até o momento de atualização deste case, com evolução e suporte.
Esses dois valores simbolizam o que é esse case de Yogini. Do lado da vitrine, do que é sempre exposto ao público, a criação de um modo mais interativo e prático para comprar. Nos bastidores, uma virada de mindset que passou a dar mais relevância ao e-commerce.
A propósito, as duas coisas estão intimamente ligadas. Afinal, sem a confiança de acreditar na retomada ou no crescimento do projeto, não há segurança para arriscar trazendo funcionalidades diferentes. Logo, essa ressignificação começa internamente, nas pessoas que tomam conta da loja.
Se você tiver interesse em dar uma virada em sua operação de e-commerce e colher bons resultados, a FRN pode ajudar.
Como podemos ajudar o seu negócio?
Treinamento Oficial VTEX - By FRN³
Nosso treinamento é oferecido em todos os projetos como um meio de reduzir a quantidade de chamados no suporte e, principalmente, compartilhar conhecimento com nossos clientes. Entendemos que quanto mais os lojistas entenderem o universo VTEX todos saem ganhando, pois podemos passar a trabalhar no negócio de cada um.
A ideia é que nossos clientes tenham mais autonomia para operar suas lojas, percam menos tempo esperando as resoluções dos seus tickets e consigam destravar a inovação em seus negócios, aumentando sua receita.
BENEFÍCIOS:
1. Treinamento mão na massa e completo, passando por todos os módulos do Admin da VTEX
2. Apoio ao cliente no cadastro dos seus produtos, meios de pagamento, transportadores e outros dados
Esse é o nome das lojas que serão desenvolvidas com base nos apps 100% nativos VTEX, que é o conjunto de componentes básicos e necessários para a criação de um e-commerce em VTEX IO.
O termo “Flash” vem justamente da ideia de criar uma boa loja de maneira extremamente rápida e ágil para aqueles clientes que querem começar a operação logo e pensar na evolução da loja em um pós lançamento.
BENEFÍCIOS:
1. Agilidade para subida
2. Até 30 dias corridos
3. Preço atrativo
4. Todo o poder do VTEX IO
5. Treinamento completo em VTEX
O + (plus) vem para dar nome a um código exclusivo da FRN³.
Ao longo desses quase 10 anos, colhemos dados e experiências de clientes para chegar a um modelo ideal para o lançamento de lojas virtuais.
Trata-se de um código de loja em VTEX IO criado e preparado especialmente para receber a identidade visual do cliente e conta com uma série de componentes e aplicações customizáveis (App Customs) desenvolvidos pela FRN que dará um up no seu e-commerce.
BENEFÍCIOS:
1. Lançamento de loja em até 45 dias
2. Carregamento mais rápido das páginas
3. Ótima usabilidade em desktop e mobile
4. Treinamento completo em VTEX
5. Possibilidade de personalização, alterações e inclusões de elementos
Os projetos predominantemente personalizados da FRN³ agora se chamam Flash Custom. O que é um projeto customizado?
É aquele projeto que embarca um grande número de customizações que fogem do que a plataforma traz como nativo e projeto que demandam um nível de detalhamento em termos de UI e UX mais específicos.
O objetivo é passar a ideia de ser um quadro em branco, onde nós e os clientes trabalharemos juntos para desenhar a loja sem seguir qualquer template e garantir que todo o escopo, independentemente de sua complexidade, seja cumprido integralmente e forma ágil.
BENEFÍCIOS:
1. Customização completa para suas regras de negócio
2. Maior capacidade de inovação
3.Treinamento completo em VTEX
4.Possibilidade de produzir um MVP e seguir evoluindo até o fim do escopo
Esse é o nome das lojas que serão desenvolvidas com base nos apps 100% nativos VTEX, que é o conjunto de componentes básicos e necessários para a criação de um e-commerce em VTEX IO.
O termo “Flash” vem justamente da ideia de criar uma boa loja de maneira extremamente rápida e ágil para aqueles clientes que querem começar a operação logo e pensar na evolução da loja em um pós lançamento.
BENEFÍCIOS:
1. Agilidade para subida
2. Até 30 dias corridos
3. Preço atrativo
4. Todo o poder do VTEX IO
5. Treinamento completo em VTEX
Consultoria estratégica
O foco do nosso modelo de consultoria está no realinhamento estratégico dos negócios dos nossos clientes.
A intenção é mostrar os mecanismos necessários para promover a inovação e a transformação digital.
Os pilares desse processo são o diagnóstico do momento atual da empresa, a capacitação e a implantação de métodos ágeis e a diversificação de portfólio e canais.
BENEFÍCIOS:
1. Maior rapidez para resolver os problemas que travam as vendas
2. Maior fluidez nas futuras otimizações do projeto
3. Aumento na taxa de conversão e nas vendas, pois o cliente pode focar mais no seu core
Evolução e Suporte para o seu e-commerce
O trabalho de evolução de uma loja contempla o suporte para eventuais problemas e dúvidas com a plataforma, a sustentação de um lançamento para evitar possíveis quedas e o desenvolvimento de novas funcionalidades no e-commerce.
Aqui, cada lojista tem a possibilidade de seguir com a FRN³ para operar o seu roadmap de novas versões e garantir que cada novo passo seja dado de forma segura.
BENEFÍCIOS:
1. Treinamento mão na massa e completo, passando por todos os módulos do Admin da VTEX
2. Apoio ao cliente no cadastro dos seus produtos, meios de pagamento, transportadores e outros dados